Biografia
Minha iniciação na luthieria se deu pela demanda de restauração das centenárias violas de Queluz de meu acervo, e foi através do curso de restauração que fiz com o luthier Vergílio Lima (Sabará/MG), que tive o primeiro contato no trabalho fino com madeiras, ferramentas, técnicas e vernizes.
Dois anos depois, conheci o lendário Wayne Henderson, considerado um dos maiores e mais talentosos luthiers do mundo. Junto com seu parceiro, o luthier Don Wilson tive o privilégio de compreender e revisitar esta arte ao longo dos anos, atento às valiosas instruções de ambos, herdeiros da mesma técnica dos velhos “master builders” que fizeram dos violões C. F. Martin “pré guerra” a mais sólida referência no universo violão aço.
Há 12 anos construindo exclusivamente o violão com cordas de aço estilo vintage, vejo que a arte se consolidou através de cada novo instrumento finalizado. Mantendo a estética tradicional, preferência absoluta do público, o meu cuidado é pelo bom gosto na composição da obra, e especialmente direcionado à voz do instrumento. Fico feliz em ter conquistado a admiração dos músicos apaixonados pelo trabalho “hand made”, e orgulhoso em ver grandes nomes da música do nosso país utilizando meus instrumentos.
Max Rosa