Escolha seu violão

Escolha seu violão.

 

Modelos de Caixa Acústica

A caixa acústica dos modelos construídos na Max Rosa Guitars variam em tamanho e forma, sendo apresentados do maior ao menor:

 

Gostaria de ajudá-lo a escolher o instrumento ideal para a sua necessidade: 

As séries Traditional, Classic e Deluxe são as roupas e adornos que vão vestir o instrumento. Mas antes de explicar os detalhes de cada série, é importante refletir sobre os elementos que fazem a diferença mais significativa na sonoridade do violão.

Fatores que mais impactam no som do instrumento, em ordem de importância:

1ª  – TAMANHO E FORMATO DA CAIXA ACÚSTICA. Oferecemos os modelos de caixas, do maior para o menor: Slope Jumbo, Dreadnought, OM (Orchestral Model), 000, 00 (12 e 14 fret), L-00 , “0” e o pequeno Ludovico Travel Guitar. A caixa acústica é o fator que mais influencia na característica sonora do instrumento. O volume e formato da caixa irão moldar de uma forma geral a sonoridade do violão, que representa a proporção de graves, médios e agudos de cada modelo, timbre este que ainda será refinado, e receberá seu “tempero” posteriormente com a escolha das madeiras.

 

2ª- ESCOLHA DE MADEIRAS – Escolhida a caixa acústica, as madeiras irão potencializar a sonoridade do instrumento com suas características tonais próprias. Muitas vezes a escolha da madeira é feita por questões estéticas, o que é admirável, mas é importante tentar conhecer suas características sonoras para garantir a melhor escolha na configuração de seu instrumento.

 

3ª- ENCAIXE DO BRAÇO NA CAIXA (12ª ou 14ª casa) e COMPRIMENTO DA ESCALA – Os modelos 12 e 14 fret tem diferenças entre si que vão muito além da estética. Há uma notável diferença de sonoridade entre um violão com encaixe na 12ª e outro na 14ª casa. A estrutura interna se posiciona distintamente em cada um dos casos o que resulta em características diferentes nas vozes do instrumento. Violões com encaixe na 14ª casa tem atributos sonoros de clareza, brilho e definição. Já nos 12 fret o timbre é mais macio, doce e com harmônicos extras gerados pela posição privilegiada do cavalete em relação à travessa X no tampo.

 

Quanto ao comprimento de escala, é também um fator complementar que faz diferença na sonoridade final. Por já sabermos quais escalas funcionam melhor para cada caixa, nossos violões maiores tem como padrão escalas longas (exceto o Slope Jumbo), e os menores, a escala curta. Tamanhos intermediários permitem maior liberdade na escolha do comprimento de escala.

Conheça nossas linhas

Traditional

Classic

Deluxe

Modelos que já têm sua identidade estética definida, e não fazem parte das opções de série: Slope Jumbo, L-00 e Ludovico

Todos os instrumentos tem garantia vitalícia limitada ao proprietário original. Garantia não cobre danos por exposição do instrumento a humidades e temperaturas extremas, reparos efetuados por terceiros, mau uso e acidentes.

Série Traditional

Traditional é a primeira das três séries que oferecemos. É o violão de visual limpo e timbre amadeirado, e o que ganha maturidade no timbre mais rapidamente após a construção. Traz elementos associados à sonoridade vintage, com a combinação das madeiras mais consagradas para a "dobradinha" spruce/mahogany, que são: adirondack spruce no tampo e o mogno brasileiro nas faixas, fundo e também no braço, resultando na sensação amadeirada bem aparente no timbre. Pela característica acústica do mogno, os instrumentos desta série são os que apresentam maior eficiência em situações de palco com o uso de captadores. Se você curte o visual "clean" e muito som, este é o seu violão.

 

ITENS DE SÉRIE

-Tampo em Adirondack spruce

– Faixas, fundo e braço em mogno brasileiro

– Braço em mogno brasileiro "one piece"

– Escala e cavalete em jacarandá brasileiro

– Roseta em fitas segmentadas (padrão traditional)

– Filetamento em jacarandá na opção de tampo com acabamento natural, e filetes em marfim ou maple para as opções em pintura burst/shade top

– Marcações na escala com dots de white mop

– Pestana, rastilho e pinos em osso

– Tarraxas Waverly Butterbean Nickel

– Escudo Tor Tis feito à mão

– Backstrip exclusivo da série (faixa de fundo)

 

OPCIONAIS PARA A SÉRIE TRADITIONAL

– Filetamento na escala e headstock

– Escala e cavalete em ébano

– Pintura Shade Top (sunburst)

– Tarraxas Waverly com pégas em madeira (ébano, snakewood, ivoroid)

– Captação (tipos piezo, microfone ou magnética)

Série Classic

Classic é a nossa série intermediária. Como o nome já diz, é a série clássica, e traz bastante equilíbrio no conceito estético…nada a menos, nada a mais…tudo no lugar!  Os nobres jacarandás indiano e brasileiro são as madeiras usadas nas faixas e no fundo, juntamente com o braço em mogno brasileiro "one piece".  Em termos acústicos, a combinação do  harmonioso adirondack spruce com os jacarandás de maior densidade trazem uma sublime sofisticação e riqueza de harmônicos a estes instrumentos. A roseta segmentada é ampliada para um número maior de elementos e o tampo recebe o contorno do estiloso Herringbone (espinha de peixe). Alguns opcionais da série Traditional aqui se tornam itens de série, e novos opcionais são apresentados.

ITENS DE SÉRIE

– Tampo em Adirondack spruce de superior graduação

– Faixas, fundo e braço em Jacarandá Indiano ou Jacarandá Brasileiro (disponível opções de madeiras alternativas, sob consulta)

– Herringbone strips (espinha de peixe) contornando o tampo

– Escala e cavalete em ébano

– Filetamento na escala e headstock

– Roseta em fitas segmentadas (padrão Classic)

– Filetamento em jacarandá, marfim, maple ou pau brasil, a serem escolhidas conforme tonalidade das madeiras em uso nas faixas e fundo

– Marcações na escala com diamonds de white mop

– Pestana, rastilho e pinos em osso tratado

– Tarraxas Waverly Butterbean Nickel

– Escudo Tor Tis feito à mão

– Backstrip exclusivo da série (faixa de fundo)

 

OPCIONAIS PARA A SÉRIE CLASSIC

– Tarraxas Waverly com pégas em madeira (ébano, snakewood, ivoroid)

– Roseta em Abalone

– Filetamento elaborado na caixa

– Pintura  Shade Top (sunburst)

– Inlay floral no headstock

– Cavalete em pirâmide

– Captação (tipos piezo, microfone ou magnética)

 

SÉRIE DELUXE

A série Deluxe apresenta o que há de melhor em termos de matéria prima. É um verdadeiro luxo! Esta série reúne os mais raros materiais, e um imenso volume de trabalho manual fino. São muitos os pequenos detalhes presentes em um violão da série Deluxe.  Tampo adirondack spruce Master Grade, o jacarandá brasileiro mais raro (old growth) e de pequeno estoque. O abalone (rara e formosa concha do mar) é utilizado em abundância nos adornos, contornando o tampo e a escala do violão. O filetamento elaborado na caixa acústica exibe as delicadas fitas de maple entre o filete e as faixas, com juntas precisas e contorno artístico ao longo das laterais. O inlay na escala remete aos elementos de motivos luxuosos presentes nos violões vintage prewar, fazendo dele o instrumento que atende aos anseios dos mais exigentes músicos e colecionadores.

ITENS DE SÉRIE

– Tampo em Adirondack spruce Master Grade

– Faixas e fundo em Jacarandá Brasileiro da mais alta graduação e pequeno estoque (madeiras alternativas sob consulta)

– Braço em mogno brasileiro "one piece" de graduação superior

– Abalone contornando o tampo e a escala

– Filetamento na escala e headstock

– Escala e cavalete em ébano

– Cavalete belly com inlay ou cavalete curto pirâmide (conforme caixa escolhida)

– Roseta em fitas segmentadas juntamente com abalone (padrão Deluxe)

– Filetamento em jacarandá, marfim, maple ou pau brasil, a serem escolhidas conforme tonalidade das madeiras em uso nas faixas e fundo

– Marcações na escala com elementos de madre pérola que remetem aos tradicionais violões vintage top de linha

– Pestana, rastilho e pinos em osso tratado

– Tarraxas Waverly com pégas em ébano/snakewood/ivoroid

– Escudo Tor Tis feito à mão

– Backstrip exclusivo da série (faixa de fundo)

A série Deluxe já utiliza todos os melhores itens de série. Entretanto, há opção de uso de tampo de torrefação, e também madeiras exóticas alternativas (sob consulta e conforme disponibilidade).