Escolha seu violão.
Modelos de Caixa Acústica
A caixa acústica dos modelos construídos na Max Rosa Guitars variam em tamanho e forma, sendo apresentados do maior ao menor:
Gostaria de ajudá-lo a escolher o instrumento ideal para a sua necessidade:
As séries Traditional, Classic e Deluxe são as roupas e adornos que vão vestir o instrumento. Mas antes de explicar os detalhes de cada série, é importante refletir sobre os elementos que fazem a diferença mais significativa na sonoridade do violão.
Fatores que mais impactam no som do instrumento, em ordem de importância:
1ª – TAMANHO E FORMATO DA CAIXA ACÚSTICA. Oferecemos os modelos de caixas, do maior para o menor: Slope Jumbo, Dreadnought, OM (Orchestral Model), 000, 00 (12 e 14 fret), L-00 , “0” e o pequeno Ludovico Travel Guitar. A caixa acústica é o fator que mais influencia na característica sonora do instrumento. O volume e formato da caixa irão moldar de uma forma geral a sonoridade do violão, que representa a proporção de graves, médios e agudos de cada modelo, timbre este que ainda será refinado, e receberá seu “tempero” posteriormente com a escolha das madeiras.
2ª- ESCOLHA DE MADEIRAS – Escolhida a caixa acústica, as madeiras irão potencializar a sonoridade do instrumento com suas características tonais próprias. Muitas vezes a escolha da madeira é feita por questões estéticas, o que é admirável, mas é importante tentar conhecer suas características sonoras para garantir a melhor escolha na configuração de seu instrumento.
3ª- ENCAIXE DO BRAÇO NA CAIXA (12ª ou 14ª casa) e COMPRIMENTO DA ESCALA – Os modelos 12 e 14 fret tem diferenças entre si que vão muito além da estética. Há uma notável diferença de sonoridade entre um violão com encaixe na 12ª e outro na 14ª casa. A estrutura interna se posiciona distintamente em cada um dos casos o que resulta em características diferentes nas vozes do instrumento. Violões com encaixe na 14ª casa tem atributos sonoros de clareza, brilho e definição. Já nos 12 fret o timbre é mais macio, doce e com harmônicos extras gerados pela posição privilegiada do cavalete em relação à travessa X no tampo.
Quanto ao comprimento de escala, é também um fator complementar que faz diferença na sonoridade final. Por já sabermos quais escalas funcionam melhor para cada caixa, nossos violões maiores tem como padrão escalas longas (exceto o Slope Jumbo), e os menores, a escala curta. Tamanhos intermediários permitem maior liberdade na escolha do comprimento de escala.
Modelos que já têm sua identidade estética definida, e não fazem parte das opções de série: Slope Jumbo, L-00 e Ludovico
Todos os instrumentos tem garantia vitalícia limitada ao proprietário original. Garantia não cobre danos por exposição do instrumento a humidades e temperaturas extremas, reparos efetuados por terceiros, mau uso e acidentes.